03-JUN-2024

#AssistênciaSocial POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 03 DE JUNHO DE 2024

Na última quarta-feira (29), Pilõezinhos sediou o I Seminário da Rede de Proteção, dedicado à discussão sobre a implementação da Lei da Escuta Protegida. Promovido pela Secretaria de Assistência Social, o seminário integrou as atividades do mês de maio, especialmente em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18.

O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Francisco Alves Azeredo, localizada no Conjunto Mandaú, e reuniu professores e diretores das redes municipal e estadual de ensino, além de diversas autoridades locais. Entre os presentes estavam o Prefeito Marcelo Matias, seu vice, Beto Barbosa, a Secretária de Assistência Social Eliane Santos, o vereador Tô Justo, a equipe do CRAS, e conselheiros tutelares de Pilõezinhos.

Durante o seminário, a assistente social técnica responsável pelo Centro de Atendimento Integrado Infantojuvenil (CAI), Gorete, e a psicóloga e assessora técnica da Proteção Social de Média Complexidade, Camila Oliveira, ministraram palestras sobre a importância da implementação da Lei da Escuta Protegida em Pilõezinhos. Elas também abordaram as leis federais de proteção à criança e ao adolescente que tratam do tema, destacando a necessidade de fortalecer as políticas públicas para garantir um ambiente seguro e acolhedor para os jovens.

Após as palestras, foram organizadas rodas de debate para discutir a forma como a lei pode ser efetivamente implementada na cidade. Os participantes trocaram ideias e experiências, buscando estratégias para adaptar as diretrizes nacionais à realidade local.

"O seminário é mais um passo que Pilõezinhos dá no combate ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes," afirmou o Prefeito Marcelo Matias. Ele destacou também, em sua fala, a importância da união entre as diversas instituições e a sociedade civil para enfrentar esse problema grave.

O I Seminário da Rede de Proteção de Pilõezinhos representa um marco no compromisso da cidade em promover a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes, reforçando a necessidade de ações integradas e continuadas para proteger os mais vulneráveis.

Prefeito Marcelo Matias investe no abastecimento de água dos Sitios Belo Horizonte e Prata

Garantir água de qualidade para a população de Pilõezinhos tem sido uma bandeira ativa na gestão