SEDUC-Pilõezinhos realiza Semana Pedagógica com profissionais do setor educacional do município

A SEDUC (Secretaria de Educação de Pilõezinhos) realizou nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro a Semana Pedagógica com profissionais que compõem a pasta da Secretaria de Educação do município.

Na segunda-feira (5), foi realizada a abertura do ano letivo 2018. A reunião ocorreu no auditório da Escola Francisco Alves de Azeredo, no Conjunto Ezequiel Constantino (Mandaú). Na oportunidade foram debatidos diversos temas que irão permear o ano letivo de 2018.

Palestra com a psicopedagoga, Eugênia Lúcia Paiva de Oliveira

Na terça-feira (6), a continuação da Semana Pedagógica contou com a colaboração da psicopedagoga Eugênia Lúcia Paiva de Oliveira, que ministrou a palestra e abordou o tema: Práticas de Aprendizagem e Avaliação Escolar com a Psicopedagogia. Com diversas publicações sobre aprendizagem, Eugênia Paiva possui graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno de aprendizagem, autismo, psicopedagogia., estilos parentais, linguagem e desenvolvimento., indisciplina, dificuldade de aprendizagem, aluno., percepção, mães e consumo infantil.

Na quarta-feira (7), foi apresentação sobre o PCR (Plano de Carreira e Remuneração) dos professores.

Todo Plano de Carreira e Remuneração – PCR é criado por lei e regulamenta um conjunto de normas que regem a carreira dos profissionais de uma determinada categoria. O PCR deve ter como pressuposto a valorização que se expressa, entre outros fatores, em uma remuneração condigna, desenvolvimento de processos formativos e condições dignas de trabalho.

Na elaboração ou adequação de um PCR, é importante que estejam consolidadas informações sobre o quantitativo de profissionais da rede de ensino, a posição em que se encontram na carreira, os custos com pagamento de pessoal, o número de matrículas e de turmas, considerando a oferta parcial ou integral e as receitas disponíveis para investimentos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE. Esses dados possibilitam que sejam realizadas análises que contribuam para a elaboração/adequação de planos de carreira que atendam a preceitos legais, propiciem efetiva valorização profissional e sejam financeiramente viáveis.

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, ficou estabelecido, em sua meta 18, que os entes federativos devem: “Assegurar, no prazo de 2 (dois) anos, a existência de planos de Carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de Carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal” (BRASIL, 2014).

Na quinta-feira (08), houve o encerramento do ciclo da Semana Pedagógica com entrega de kits aos professores da rede municipal de ensino, planejamento da organização pedagógica para o ano letivo 2018 e a apresentação de algumas plataformas online para o melhoramento e facilidade nos trabalhos dos profissionais da educação de Pilõezinhos.

A secretária de educação, Marilene Alves, gradeceu a todos que estiveram durante toda a semana buscando conhecimento e levando novas ideias.

“Foi uma semana de muito aprendizado, trocas de conhecimento e soma de ideias. Esse ano de 2018 temos um desafio ainda maior, e esse desafio será superado pelos nossos excelentes profissionais, disso não tenho dúvidas. Estamos sempre atentos às mudanças, e o mais importante: estamos sempre caminhando juntos em prol de uma boa educação para os alunos do nosso município. Agradeço a todos os que estiveram durante os quatro dias da Semana Pedagógica do nosso município. Estamos preparados para a volta as aulas” – disse a secretária Marilene Alves.

CONFIRA TODAS AS IMAGENS DA SEMANA PEDAGÓGICA DA SEDUC-PILÕEZINHOS

Da assessoria
Prefeitura Municipal de Pilõezinhos