Início Historia

Historia

[vc_custom_heading text=”HISTÓRIA” font_container=”tag:h2|text_align:center|color:%23ffffff”]

SOBRE PILÕEZINHOS

As terras que deram origem a Pilõezinhos foram habitado primeiramente pelo POTIGUARES. Depois, os colonizadores portuguêses instalaram os primeiros engenhos de cana-de- açucar, isso por volta dos anos 1700 a 1750.
Seu nome é derivado de pequenos pilões de barro pelos primeiros colonizadores, dada a qualidade da argila proprícia a confecção de artefatos de barro. Surgiram os primeiros núcleos habitacionais. A povoação floresceu e foi construído uma capela sob a invocação de seu padroeiroSÃO SEBASTIÃO. Passou a ser Povoado de Guarabira já com o nome de Pilõezinhos e, seus fundadores supõe-se foram as famílias Martins, Mendes, Alves, Camelo entre outras.
Não existe uma base firme e detalhada sobre a história de Pilõezinhos. Os antigos moradores têm as famílias citadas como de legítimos fundadores.
Gentílico: pilõezinhense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Pilõezinhos ex-povoado, pela lei estadual nº 652, de 0512-1951, criado com terras desmembradas do distrito sede Guarabira, subordinado ao município Guarabira.
Em divisão territorial datada de 1-VII- 1955, o distrito de Pilõezinhos, figura no
município de Guarabira. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII- 1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pilõezinhos, pela lei
estadual nº 3128, de 27-12- 1963, desmembrado de Guarabira. Sede no antigo distrito de Pilõezinhos. Constituído de distrito sede. Instalado em 26-01- 1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII- 1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte
IBGE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support